quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto Eco City - Grupo Oasa


Com uma ideia de cidade sustentável, 'criamos' uma cidade. Uma cidade que deveria possuir transporte coletivo integrado com tarifas, baseado no conceito de BRT, que é um sistema que possui corredores exclusivos para ônibus biarticulados movidos a biodiesel  trafegarem,  com estações modernas de embarque e desembarque fechadas e com acesso a internet grátis. A internet seria um atrativo aos passageiros, que ao esperarem os seus respectivos transportes, poderão desfrutar da mesma.  Quem optar por veiculo particular terá que pagar um pedágio urbano para circular com o veiculo, o que desestimularia o uso desse meio de transporte.
Modernas ciclovias que interligariam a cidade, extenso corredores para bicicletas nas avenidas que ligariam o centro à periferia.
Extensas florestas urbanas alojadas em parque públicos, bosques e ao longo dos canteiros das avenidas formando extensos “corredores verdes”, auxiliando na diminuição da sensação térmica.
Moderno aterro sanitário no qual todo lixo recolhido na cidade e região sejam enviados a ele, de forma que grande parte será reciclada, e a parte que não puder ser reciclada será queimada por biodigestores que irão gerar "energia limpa", e que serão instalados ao lado do aterro, para evitar o uso de transportes, por uma maior distância, para levar o lixo do aterro à eles.
Cada bairro possuiria uma horta urbana, que consiste em produzir alimentos em um terreno baldio com uso de fertilizantes naturais e restos de alimentos orgânicos. Ela seria cuidada pelos moradores dos bairros que poderão colher os produtos plantados por eles mesmos.
Programa municipal de tratamento de lixo que incluiria caminhões especiais recolhendo o lixo a fim de encaminhá-los ao aterro. O programa inclui ainda uma grande campanha de conscientização da população a destinar o lixo para reciclagem.
Haverá campanhas de conscientização onde profissionais da área de gestão ambiental darão palestras, distribuirão panfletos à população, com dicas para economizar a água, energia elétrica, entre outros.
Moderno sistema de recolhimento e tratamento do esgoto urbano, fazendo com que ele passe por processos químicos e físicos antes de ser devolvido aos rios e lagos.
Residências e edifícios com o selo verde, que incluiriam em seu planejamento o máximo aproveitamento da água da chuva e da luz natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário