domingo, 28 de outubro de 2012

Problema das Cidades - Mercenários - 27/10

CORNÉLIO PROCÓPIO

  • Problema: má gestão do lixo (Lixão). Consequências: pessoas vivendo no lixão, morte do solo, contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume, desequilíbrio ecológico e etc. 
  • Possíveis soluções: criação de centros de reciclagem e um aterro sanitário, criação de políticas de conscientização da população e etc.

NOVA FÁTIMA 


  • Problema: lixo nas ruas. Consequências: entupimento de esgotos, poluição visual, transmissão de doenças e etc.
  • Possíveis soluções: criação de políticas de conscientização, fornecimento de mais lixeiras nas ruas, contratação de pessoas para a limpeza da cidade e etc.

LONDRINA 


  • Problema: poluição industrial. Consequências: desequilíbrio ecológico, doenças respiratórias, mudança brusca de temperatura, criação de um microclima e etc.
  • Possíveis soluções: criação de uma política mais severa para a instalação de indústrias poluidoras, aumento de taxas e impostos para industrias poluidoras, conscientização da população e dos industriais, favorecer a venda de produtos "ambientalmente corretos" e etc.

Ambientalismo - Mercenários - 27/10

Entendemos por ambientalismo o conjunto de ideias e ações que visam a melhor convivência do homem com o ambiente e que se preocupam em promover a conservação e recuperação do mesmo. É importante diferenciar ecologia de ambientalismo: o primeiro termo se refere a uma parte da Biologia que trata das relações dos seres vivos com o meio natural, e o segundo se preocupa com os impactos da degradação do meio ambiente, por exemplo. 
O Ambientalismo não é levado a sério por algumas pessoas ou países. Isso se deve ao fato de existir muitos grupos, que se dizem ambientalistas, e que assumem um papel extremamente radical e sem embasamento científico.
Um exemplo de grupo ambientalista é o Greenpeace.

sábado, 27 de outubro de 2012

Ambientalismo


O ambientalismo é uma tendência atual. Esse pode ser definido como uma ciência que estuda os impactos da ação humana. no meio ambiente e as formas de preservá-la sem deixar de produzir. 
Também pode ser vista como conjunto de movimentos e iniciativas que buscam promover o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza.

Na nossa opinião é a de que o maior problema ambiental da cidade de Cornélio Procópio é o tratamento de redes de esgoto. O motivo é que em algumas regiões da cidade, normalmente mais afastadas do centro, não recebem um tratamento adequado de esgoto. A solução envolve um certo esforço e comprometimento do governo local, por   investir em tubulações que cheguem até a periferia, para que o que foi recolhido passe por estações de tratamento químico, físico e biológico adequados e então seria devolvida aos rios uma água limpa, o que minimizaria a poluição, não só da cidade, mas ajudaria a minimizar parte da poluição regional.

Ambientalismo 27/10/12 - Grupo Green Time

Durante a aula, chegamos num consenso e criamos uma definição própria para Ambientalismo:
"Ambientalismo é uma ideologia considerada, quanto à suas ações, como política (atos e protestos para chamar a atenção dos governantes, além de instituições bem organizadas ) e científica (busca provar seus argumentos através de dados pesquisa), com o ideal central de preservar o meio-ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Quanto à questão da poluição em nossa cidade, concordamos que, apesar de não ocorrer em grandes proporções, a poluição atmosférica é o problema ambiental mais expressivo da cidade. Para amenizar os efeitos da poluição, algumas intervenções são necessárias. Por exemplo: investir e melhorar o transporte público, barateando seus custos à população; elaborar e aplicar uma legislação mais rígida à respeito das constante queimadas no município, além de conscientizar a população à respeito dos cuidados a serem tomados; obrigatoriedade do uso de filtros nas chaminés das indústrias; entre outros.